top of page

Nova primeira-ministra, de 37 anos, da Tailândia, é a segunda mulher a ocupar este cargo no país.

foto: divulgação/site tribunadosertao


Paetongtarn Shinawatra, de 37 anos, tornou-se a primeira-ministra mais jovem da história da Tailândia nesta sexta-feira (16) ao adquirir a maioria dos votos na Câmara dos Representantes do país. O feito foi divulgado pela agência Reuters. Seu pai é o bilionário e ex-premiê Thaksin Shinawatra, principal personalidade do partido governista Pheu Thai. Segundo a agência, a poderosa família de políticos tem legado populista. 


A votação que garantiu a eleição de Paetongtarn ocorreu alguns dias depois que o ex-primeiro-ministro Srettha Thavisin foi afastado do cargo, devido uma decisão do Tribunal Constitucional. Paetongtarn confirmou necessário apoio parlamentar para substituí-lo.  O partido da primeira-ministra eleita ficou na segunda colocação nas eleições de 2023, mas constituiu um pacto governamental após o vencedor ter sido excluído pelos legisladores apoiados pelos militares.


Paetongatrn se tornará a segunda mulher a exercer o cargo, após sua tia Yingluck.  Em entrevista à repórter após ganhar a nomeação do Pheu Thai na quinta-feira, ela disse: “o país precisa avançar. Estamos determinados, juntos, e vamos empurrar o país para frente”.  Ela também vai tentar ultrapassar outro tema comum para a família Shinawatra: os governos administrados por seu pai e sua tia foram derrubados pelos militares em 2006 e 2014, respectivamente.  Segundo a cientista política da Universidade de Chulalongkorn, Thitinan Pongsudhirak, a candidata eleita precisa da ajuda do pai, por estar sob pressão e sob escrutínio. 

bottom of page