125 candidatos às eleições deste ano têm registro referente às forças de segurança nas urnas
- Colégio Lomanto
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Foto: divulgação/ site tre-rn.jus.br
A Bahia tem no mínimo 125 candidatos que têm nome referente às forças de segurança para as eleições municipais de 2024. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Bahia Notícias, os dados utilizados foram consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até esta terça-feira (20).
A classificação inclui candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador que utilizam nomes de urna com patentes e títulos relacionados à profissão militar ou policial. No meio deles estão: “soldado”, “tenente”, “capitão”, “major”, “coronel” e “delegado”.
Abaixo estão listados os registros encontrados:
Sargento: 40
Capitão: 14
Tenente: 11
Soldado: 11
Bombeiro: 11
Delegado: 11
Cabo: 8
Coronel: 7
Major: 6
Subtenente: 3
Tenente-Coronel: 1
Considerando as declarações de ocupações feitas pelos candidatos, a quantidade é maior. Os dados do TSE mostram que na Bahia 54 pessoas afirmam ser “policial civil”, outros 148 “policial militar”, 15 dizem ser “bombeiro civil” e 8 “bombeiro militar”.
Também há 43 registros de “militar reformado”, isto é, aqueles que estão aposentados ou afastados do ofício.
Diante disto, o total chega a 268 candidatos. Pelo meio dos que apontaram essa ocupação, o partido que lidera em número de representantes é o Partido Liberal (PL), tendo 7 candidatos. Em seguida, aparecem mais dois partidos de direita: Republicanos (4) e União Brasil (4).
As ocupações apresentadas são:
Policial militar: 148
Policial civil: 54
Militar reformado: 43
Bombeiro civil: 15
Bombeiro militar: 8
Os policiais que declararam a profissão como “servidor público” não fazem parte do recorte, como o candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), que é policial civil. Assim, o total de candidaturas que têm referência às forças de segurança tem que ser ainda mais profundo.
Fonte: site/ Bahia notícias